Ao invés de excluir alimentos da sua alimentação, inclua mais!
- deboracioffi
- 5 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de mai. de 2024
O que mais vemos por aí é a busca por novas dietas ou a exclusão de alimentos no dia-a-dia, mas você já pensou na alternativa de incluir mais alimentos na sua rotina?
Principalmente pelo aumento do consumo de frutas, legumes e verduras que são essenciais para uma boa alimentação e que a maioria das pessoas têm consumo insuficiente.

Uma alimentação rica em frutas e vegetais pode reduzir o risco de diversas doenças crônicas. Pode reduzir pressão arterial, reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames, prevenir alguns tipos de câncer, diminuir o risco de problemas oculares e digestivos e ter um efeito positivo sobre o açúcar no sangue, podendo ajudar no controle do apetite e ajudar na manutenção de peso.
Coma diferentes tipos e cores de alimentos para fornecer ao seu corpo uma boa mistura de nutrientes que ele precisa. Quanto maior a variedade alimentar mais nutrientes você irá fornecer ao seu organismo e ainda criar refeições mais atraentes. * Olha esse prato acima que bonitão e colorido! Um pãozinho e uma carne complementariam bem :)
Que nutrientes as frutas, legumes e verduras tem de bom?
Eles são recheados de fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos (carotenóides, compostos fenólicos e glicosinolatos). Toda essa combinação de nutrientes ajuda seu metabolismo a trabalhar de forma mais eficiente e além disso manter uma microbiota lotada de microorganismos da positividade.

Dicas para comer mais vegetais e frutas todos os dias
1. Mantenha as frutas onde você possa vê-las (estimula o consumo). Deixe frutas lavadas prontas para comer em uma tigela ou guarde já picadas em uma tigela de vidro na geladeira.
2. Explore a área de frutas e verduras do mercado e escolha algo novo para experimentar. Variedade e cor são fundamentais para uma boa alimentação. Na maioria dos dias, tente obter pelo menos uma porção de cada uma das seguintes categorias: vegetais folhosos verde-escuros; frutas e legumes amarelos ou alaranjados; frutas e legumes vermelhos ou roxos; leguminosas (feijão, grão de bico, ervilhas, lentilha); e frutas cítricas.
3. Pule as batatas. Se você é um comedor de batata, tente alterná-la com outros vegetais.
4. Faça disso uma refeição. Tente cozinhar novas receitas que incluam mais legumes e hortaliças. Saladas, sopas, assados, refogados e até uma friturinha de vez em quando são apenas algumas ideias para aumentar o número de vegetais saborosos em suas refeições.
Precisa de ajudar para mudar seus hábitos alimentares?