USO DE CRANBERRY E D-MANOSE COMO ALTERNATIVA DE TRATAMENTO
Apesar dos antibióticos serem drogas importantes e muitas delas tratarem com sucesso infecções causadas por bactérias, impedir a propagação e/ou complicações graves de doenças, o uso excessivo e inapropriado não só podem fazer com que as bactérias se tornem resistentes e deixem de ter efeito como também prejudicar o funcionamento do nosso organismo todo, causando um desequilíbrio entre os microorganismos bons e ruins no nosso microbioma, já que temos 10x mais bactérias do que células no nosso corpo.
Então se você já usou antibiótico e também já toma todos os outros cuidados recomendados (não ter hábito de ficar com bexiga cheia por longo período de tempo, urinar após relação sexual, higienização adequada etc) e mesmo assim ainda continua tendo infecções recorrentes - ou para aquelas que sofrem de cistite - uma alternativa pode ser o uso de extrato de cranberry ou D-mannose manipulados, além de incluir o consumo de cranberries na sua rotina alimentar.
No Brasil não há marcas comerciais do extrato de cranberry e por isso a necessidade de manipular. No exterior (EUA e Europa) é super comum encontrar uma variedade de marcas comerciais nas farmácias e é a primeira alternativa indicada pelos médicos de família. Nos EUA é bem comum recomendarem a ingestão de suco de cranberry concentrado várias vezes ao dia, apenas por alguns dias durante o período de infecção.
Mas o que esse Cranberry tem que ajuda na prevenção da infecção urinária?
Para quem não nunca viu ou ouviu falar ou já até já escutou mas não nunca comeu, o Cranberry (vaccinium macrocarpon) é uma frutinha nativa da América do Norte, tem sabor peculiar, azedo-amargo-doce tudo ao mesmo tempo, e é amplamente conhecido pelo seu uso no tratamento de infeção do trato urinário (ITU).
Antes era usado informalmente sem evidências formais, o que já não é mais o caso, já que diversos estudos científicos foram realizados e atualmente existe evidência suficiente para apoiar o uso na manutenção da saúde do trato urinário feminino.
» Aproximadamente 90% das infecções são causadas pela bactéria Escherichia coli e por conta da sua morfologia ela consegue se aderir na parede do trato urinário e proliferar.
» Alguns compostos presentes no cranberry (proantocianidinas e D-mannose) têm propriedades que inibem essa adesão bacteriana à parede do trato urinário evitando sua proliferação.
#curiosidade» Devido às suas altas concentrações de fitonutrientes, propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, seu uso também tem sido estudado em doenças cardiovasculares e câncer.
No Brasil, o cranberry não é tão conhecido mas é facilmente encontrado na forma de fruto seco (como na fotinho acima). Por ser nativo dos EUA, lá é muito comum encontrar o suco concentrado, e é tradição fazer molho de cranberry para colocar no peru no dia de Thanksgiving (feriado dia da ação de graças).
Dicas para incluir na rotina alimentar
Adicione em saladas, na granola, como geléia, no molho, nos snacks, na sobremesa... É só usar a criatividade!
☞ Importante: O uso de extrato seco de cranberry ou D-mannose requer acompanhamento profissional.
Está buscando acompanhamento nutricional?
Entre em contato e agende sua consulta.
Comments