top of page
ATENDIMENTOS
SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL
& DIETA FODMAPS
O QUE É SII?
A SII é um distúrbio gastrointestinal muito comum que afeta 1 em cada 7 pessoas.
Dor abdominal e hábitos intestinais anormais (constipação, diarreia ou uma mistura de ambos) são características principais da SII (1). Outros sintomas também podem estar presentes, incluindo:
-
inchaço (a sensação de um balão inflado no abdômen)
-
distensão (um aumento visível na circunferência abdominal)
-
gás excessivo (peidos / vento)
-
urgência para defecar (cocô)
Tratamentos SII
Há um grande número de tratamentos disponíveis para controlar os sintomas da SII. Esses tratamentos não curam a SII, simplesmente ajudam a aliviar os sintomas da SII. Alguns destes tratamentos são bem apoiados por evidências científicas, e outros não. Trabalhar com seu médico ou nutricionista irá ajudá-lo a identificar o tratamento mais adequado aos seus principais sintomas e à causa subjacente desses sintomas. Pode ser necessário tentar vários tratamentos diferentes, um de cada vez, antes de encontrar um que se adapte ao seu estilo de vida e melhore os sintomas. Mas lembre-se, ao tentar tratamentos diferentes, tente apenas um de cada vez. Isso lhe dará uma imagem mais clara sobre quais tratamentos estão funcionando e quais não estão.Você pode ser aconselhado a começar tentando terapias não medicamentosas. Geralmente, são melhores na melhoria de uma série de sintomas, enquanto as terapias medicamentosas tendem a ter como alvo sintomas específicos. Uma vantagem das terapias não medicamentosas é que muitas vezes podem ser utilizadas a longo prazo, sem custos contínuos, com poucos riscos e, por vezes, com uma contribuição mínima dos profissionais de saúde.
Abaixo está uma lista de terapias às vezes usadas para controlar os sintomas da SII:
-
Dieta baixa em FODMAP(8)
-
Modificando a ingestão de fibras – por meio de mudanças na dieta ou suplementos
-
Dieta restrita em gordura
-
Restrição de café e cafeína
-
Restrição de álcool
-
Restrição de alimentos picantes
-
Medicamentos prescritos, como antiespasmódicos, antidepressivos, agentes pró-secretores, agentes antidiarreicos, antibióticos, agentes serotoninérgicos
-
Medicamentos de venda livre, como óleo de hortelã-pimenta, laxantes e probióticos
-
Exercício físico
-
Hipnoterapia dirigida ao intestino(9)
-
Terapia cognitivo-comportamental
-
Gerenciamento de estresse
Qual é a melhor dieta para SII?
Existem muitas estratégias dietéticas diferentes que podem ajudar a aliviar os sintomas da SII. Pesquisas na Monash University e em vários outros centros ao redor do mundo mostraram que uma dieta baixa em FODMAP melhora os sintomas da SII em cerca de 3 em cada 4 pessoas que sofrem de SII. Por causa disso, uma dieta baixa em FODMAP é recomendada como primeira escolha de tratamento para pessoas com SII.
A dieta FODMAP
Uma dieta baixa em FODMAP é considerada um dos melhores e mais eficazes tratamentos para SII. Muitos estudos e práticas clínicas demonstraram a eficácia da dieta FODMAP no alívio da dor abdominal, prisão de ventre, diarreia e distensão abdominal em até 3 em cada 4 pessoas. Esta dieta não “cura” a SII, mas ajuda uma pessoa com SII a descobrir os alimentos ricos em FODMAP que desencadeiam os seus sintomas e quanto deles podem ser tolerados. É por isso que uma dieta baixa em FODMAP não é uma dieta para a vida toda, mas ajuda a pessoa a aprender quais alimentos comer sem desencadear sintomas. A dieta é um processo de 3 etapas projetado para ajudá-lo a desenvolver sua melhor dieta para SII.
-
Passo 1 – Dieta baixa em FODMAP
Por 2 a 6 semanas - troque alimentos com alto teor de FODMAP por alimentos com baixo teor de FODMAP.
-
Passo 2 – Dieta de Reintrodução
Ao longo de 8 a 12 semanas, os alimentos ricos em FODMAP são reintroduzidos na sua dieta, para identificar quais tipos de FODMAP desencadeiam os sintomas da SII e quais não.
-
Passo 3 – Dieta de Personalização
Depois de identificar seus alimentos desencadeadores com alto teor de FODMAP, os alimentos bem tolerados são reintroduzidos em sua dieta. A longo prazo, trata-se de encontrar um equilíbrio entre alimentos ricos em FODMAP tolerados e evitar outros.
Na maioria dos casos, as pessoas conseguem reintroduzir muitos alimentos com alto teor de FODMAP em sua dieta, mas podem não conseguir comê-los com tanta frequência ou na mesma quantidade como antes.
-
A dieta FODMAPS é uma intervenção realizada num curto período de tempo, apenas para identificar possíveis alimentos que podem intensificar os sintomas da SII e dessa forma melhorar a sua qualidade de vida.
-
A aplicação da dieta deve ser feita por profissionais treinados para usar a dieta baixa em fodmaps e essa informação pode ser encontrada nos diretórios das instituições que aplicam o treinamento, como o FODMAP Dietitians Directory da Monash Univesity.
-
O acompanhamento para aplicação da dieta fodmaps tem duração total de ~3 meses com atendimentos frequentes e contato constante entre paciente-nutricionista durante todo o processo.
bottom of page